sexta-feira, março 6

Levou uma chiquelina que o caldeuei todo!

Existem duas expressões no falatório cá da agremiação laboral que me merecem uma estima particular. A primeira é retirada das tertúlias que descomprimem das exigentes jornadas de faina. Explicava-me um amigo, já às portas de um vigoroso século de vida, que numa das suas futeboladas de fim-de-semana foi opositor do Veloso, um lateral-direito a quem o Benfica deve um honroso título de vice-campeão europeu. Com entusiástico detalhe, continuou a explicar-me esse meu amigo que, num lance de maior risco no seu sector recuado, aplicou, ao Veloso, uma chicuelina que o bigodudo ficou a patinar no piso cimentado. Não duvido desse meu amigo, mas só estranho que o Veloso não lhe tenha retorquido de imediato com um caldeu, a segunda expressão, de origem aveirense e que caracteriza o gesto comumente dirigido a condutores domingueiros ou rabiadores de fim-de-semana. Bom fim-de-semana!

Sem comentários: