sábado, março 3

Salada Santana

"Eu e as alemãs pegávamos em quem estava de barriga para cima a torrar ao sol e, por assim dizer, invertíamos a situação depondo o cidadão de barriga para baixo. A habilidade da coisa consistia na sincronização de movimentos, possibilitando aos adoradores do sol um volte-face súbito e decidido. Quem não estivesse habituado alarmava-se com a reviravolta e com o baque subsequente na areia. Passado o período de adaptação e admitindo como incontestáveis as minhas explicações (de que o sobressalto activava a circulação e era um adicional de energia para as suas entediantes existências), os aderentes ao meu método revolucionário tornavam-se entusiastas da cambalhota provocada e aguardavam com indisfarçavel impaciência que os mandássemos ao ar.
(...)
E um belo dia, igual a tantos outros, lá foi a minha vida por água abaixo. Estávamos na sexta fila, nunca mais me esqueço, e levantámos uma americana velha que chegara na véspera ao Club. Reparei que ela abriu os olhos, sobressaltada, mas antes que pudesse dizer qualquer coisa já a tinhamos lançado ao ar, sem o menor esforço ou problema. Uma levíssima pena, a velha. Quando ela caiu, pum, partiu-se toda. Como uma banheira de cristal. Ainda agora, se à noite conseguir fechar os olhos, oiço distintamente os ossos da velha feitos em cacos e o urro que ela deu. A família exigiu uma indemnização que atirou o Club para a falência, a mim para a prisão e as alemãs para a vida.
Ela tinha, a velha, uma doença raríssima, escavacava o braço se assinasse um cheque careca, torcia um dedo se batesse palmas, partiria o cu se a despejassem num banco de jardim. Grande puta"
, excerto do capítulo Fim de Estação, incluído na obra Cuidado com os Rapazes.
A mesma publicação motivou na altura um inquietante alarmismo ao então futuro ex-primeiro-ministro Pedro Santana Lopes, aquando das funções de presidente da agremiação de Alvalade. Denunciava o responsável "leonino" que estaria a ser alvo de ameaças e que temia pela integridade física, pois recebera em casa um envelope com um cartãozinho ornado com a intimidatória inscrição... Cuidado com os Rapazes, desconhecendo que se tratava de um convite para o lançamento do livro com o mesmo nome, da autoria de Alface (João Alfacinha da Silva).
O terrorista morreu sexta-feira, mas não levou tudo com ele. Nas livrarias repousam algumas tiradas com inquestionável graça, sarcasmo e saudável escárnio, distribuídas por obras como "Um pai porreiro ganha muito dinheiro", "Uma mãe porreira é para a vida inteira", "Filhos assim dão cabo de mim", "O fim das bichas", "Cá vai Lisboa" e "A mais nova profissão do mundo".
O hilariante momento de Santana só não foi único porque se seguiram 3.659 episódios que esgotaram a paciência ao ruivo fleumático Sampaio. Mas Alface já merece um lugar muito especial no prato do Lopes, que já serviu saborosas salganhadas.

Sem comentários: